quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Litoral Norte / BA - Gastronomia

Agora sim: as dicas gastronômicas. Confesso que não tinha muita expectativa nesta viagem, já que não sou dada a acarajés, vatapás e afins. E não é que me surpreendi bonito? Comemos cada prato que, só de lembrar, dá dor no coração de saber que os restaurantes não têm filiais aqui no Rio (alô, Terreiro Bahia!). Preparem-se então para ver muitas fotos de dar água na boca.


Restaurante Porto Forte: esse foi o primeiro restaurante que visitamos. Fomos na hora do almoço, naquele esquema “praia-almoço-praia”. Pedimos um ensopado (moqueca sem azeite de dendê, que eu não gosto) de peixe, que veio acompanhado de arroz, aquela farinha amarela ma-ra-vi-lho-sa que só a Bahia tem, pirão e, obviamente, uma cervejinha pra brindar. Estava bem gostoso, embora não seja o melhor restaurante da viagem. Outra vantagem é o preço, que nos pareceu bem justo.

Endereço: não achei na web, eu acho que é na Rua Aurora, em frente à pousada Aloha, mas não tenho certeza.


A felicidade do carioca ao ver a moqueca linda. Créditos: eu.


Restaurante Terreiro Bahia: não tenho palavras para descrever esse restaurante. Já sabíamos que ele era o mais hypado da região, depois de tanto ler sobre ele e a Tereza Paim, a chef do local. Então estávamos com as expectativas nas alturas. E não é que ele conseguiu surpreender mesmo assim? Escolhemos o camarão com molho de mangaba e gengibre e arroz de coco e vou te falar: é de comer rezando. Para beber, eles são muito famosos por suas caipirinhas, que dispensamos, pois tínhamos uma estrada a nossa espera. De qualquer forma, ele entrou para os “Top Restaurantes” que já fui, com certeza.

Endereço: Av ACM s/nº - é a avenida principal - Praia do Forte



Crédito: eu.



Restaurante À Sombra da Mangueira: este é o tal do restaurante que citei quando falei sobre a praia de Itacimirim. Chegamos por volta das 15h para o almoço e o restaurante estava bem cheio, mas ainda tinha mesas disponíveis. Acho que exatamente o fato de estar cheio é que deu um charme especial para o local: eram várias mesas de famílias e amigos, todos rindo e conversando, num clima muito gostoso. Fora que, como já era de se esperar, as mesas ficam embaixo de uma mangueira enorme, linda. Parecia um grande quintal em festa. Para ficarmos mais felizes, pedimos uma moqueca de camarão, acompanhada de arroz, a tal da farinha amarela e pirão. A moqueca lá leva uma cobertura de queijo que dá um toque todo especial, do tipo melhor moqueca que já comi! Para beber ficamos com a jarra de água de coco. Agora, pensando bem, deveríamos ter pedido a jarra de suco de manga, para fazer jus ao nome do lugar. Vale a visita!

Endereço: Rua do Diogo, s/n – Vila do Diogo


Crédito: eu.



Restaurante Risoteria Terra Brasil: esse vale uma explicação pessoal: eu amo risoto. AMO do tipo “muita coisa”! É um dos meus pratos favoritos, e não importa do que seja – camarão, funghi, vale tudo. Isso deve dar uma dimensão da minha reação quando vi que tinha uma risoteria em plena Praia do Forte. Como neste dia já tínhamos a missão de ir ao Terreiro Bahia, deixamos para outra oportunidade. Dois dias depois, lá estávamos nós, cheios de fome e vontade de comer. Chegamos umas 21h e estava bem cheio. Mas, como a vontade era muita, colocamos o nome na lista de espera e aguardamos. Quando conseguimos sentar, nosso prato já estava escolhido: risoto de camarão com coco verde, que era a especialidade da casa. E com especialidade da casa não se discute. Tava bem bom! ;) Para beber: coca-cola, né, porque nós não estávamos em Praia do Forte; mas você, que se hospedará por lá que eu tenho certeza, pode arriscar um vinhozinho branco para acompanhar.

Endereço: Av ACM s/nº - é a avenida principal - Praia do Forte (nada tem número nessa avenida, meu Deus?)



Crédito: eu.


Restaurante Mar Aberto: esse nós também já tínhamos lido sobre e estava muito bem recomendado. Ele fica em Arembepe mesmo, o que foi ótimo, pois o visitamos no dia em estávamos sem carro. Sabíamos que a especialidade da casa era moqueca, mas como isso se passa em praticamente todos os restaurantes da região e já estávamos meio fartos de tanta moquecada, fomos no peixe frito, com arroz, feijão mulatinho (<3), farinha e vinagrete. Bem delícia! Era exatamente o que queríamos aquela altura! Se você estiver em Arembepe, acho que ele é a melhor opção (até porque, não se iludam, não têm muitas...)

Endereço: Largo São Francisco, 43 – Arembepe

Crédito: eu.


Quiosque Porto da Jangada: esse quiosque foi uma grata surpresa. Estávamos na praia de Imbassaí quando avistamos um quiosque com espreguiçadeiras. Naquele momento, a missão de andar até a Praia de Santo Antônio foi imediatamente trocada pela árdua tarefa de passar a tarde estirado numa das espreguiçadeiras. Só que era hora do almoço e estávamos com fome. Foi quando decidimos comer no quiosque, mesmo depois do susto com os preços da Praia da Espera. Escolhemos um peixinho frito, que era negociado de acordo com o tamanho do peixe: eles trouxeram para nós quatro peixes e escolhemos qual queríamos. Qual foi a nossa surpresa quando chegou o prato: um peixe lindo, deitado num berço de repolho roxo com banana, manga e abacaxi. Gente, era uma pintura! Literalmente para comer com os olhos. Tudo isso na mordomia de comer na praia, nem precisava sair da areia. Muito bom!

Endereço: Praia de Imbassaí, lado esquerdo - Imbassaí

Uma pena que a foto não ficou a altura do prato... Crédito: eu.


Restaurante e Pizzaria Passione: foi onde comemos na noite de Réveillon. Inacreditavelmente, a maioria dos restaurantes fecha por volta das 18h do dia 31, mas graças a Deus, pelo menos alguns – entre eles o Passione – ficavam abertos para alimentar pobres almas famintas como Leo e eu. Depois de tanto peixe e frutos do mar, queríamos algo diferente: ou carne ou massa. Acabamos ficando com massa mesmo. Pedimos então a especialidade da casa, como sempre. O prato se chama Passione (muito original!) e é um tagliatelli com camarão, presunto de Parma e manjericão, tudo dentro de um pão/pizza branca, em quantidade suficiente para me alimentar por toda a primeira semana de 2013! É sério, é muita comida. O prato é bem gostoso, recomendo.

Endereço: Av ACM s/nº - é a avenida principal - Praia do Forte (pelo menos eu tenho uma referência, é beeem no início, de quem vem de fora da Praia do Forte. Perto do Itaú.)

Ceia de Reveillón. Crédito: eu.




Enfim, essa foi uma viagem deliciosa (literalmente), o que precisávamos para relaxar e curtir bastante. Ficamos bem impressionados com as praias e gastronomia, mas principalmente com a simpatia do povo baiano, que tem um astral incrível. Uma ótima maneira de começar 2013 com bastante axé. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário